Home Cidade

Associação pede alimentos e mais trabalho voluntário

Com quatro anos de atuação, Grupo Viva prepara e entrega diariamente 60 marmitas a moradores em situação de rua de Araraquara

218

O Grupo Viva, ou Associação Grupo Voluntários Interdependentes Vivendo Amor, que ajuda moradores em situação de rua em Araraquara, pede a colaboração da cidade para obter mais alimentos e aumentar o número de voluntários.

Segundo o presidente da entidade, Henrique Santos, diariamente são preparadas e entregues, à noite, 60 marmitas em mais de 30 pontos diferentes da cidade.

Para montar as marmitas na cozinha da Casa da Criança, preparadas de 2ª a 6ª feira, das 18h30 às 22h, são utilizados semanalmente 30 quilos de carne sem ossos, além de outros produtos de proteína animal, obtidos por meio de doações e parcerias.

“Neste momento, estamos com falta desses alimentos e por isso pedimos a doação de qualquer quantidade ou de alimentos não perecíveis”, afirma Henrique. Os produtos podem ser entregues na Avenida Carlos Batista Magalhães, número 52, na Vila Xavier.

Além de receber as doações, os voluntários arrecadam alimentos em supermercados, nos finais de semana, e ainda comercializam salgados, bebidas e artesanatos em feiras e festas populares.

Ao mesmo tempo em que pede doação de alimentos, o presidente do Grupo Viva enfatiza a necessidade de mais voluntários para a associação.

“Para se tornar voluntário é preciso disponibilidade de tempo à noite, para a preparação e entrega das marmitas, e nos finais de semana durante o dia, para a arrecadação dos alimentos e participação nas feiras e festas”, insiste.

Vale destacar que cada pessoa trabalha voluntariamente em pelo menos um dia fixo da semana, embora possa atuar quantas vezes desejar.

Solidariedade

Henrique reiterou que o Grupo Viva é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e duração por tempo indeterminado, de caráter beneficente e de promoção da assistência social. A Associação integra o programa municipal Novos Caminhos que tem como objetivo articular as ações das políticas públicas, das instituições privadas e grupos solidários que atuam com a população em situação de rua de Araraquara.

“Nosso objetivo é atuar no amparo aos moradores de rua, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, como complemento ao trabalho da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e pela reinserção familiar e social”, enfatiza.

Eleito presidente no último dia 19 de outubro, cujo mandato vai até 2022, Santos acrescenta que a associação têm quatro anos de atividades em Araraquara. Mais informações pelo número: 16 997013939.