Home Cultura e Lazer

Neste Dia dos Pais, o Portal RCIA traz dez filmes com figuras paternas fortes e inesquecíveis

Seleção do jornalista Matheus Vieira reúne longas de diferentes países; confira as sinopses e os trailers

43
Capitão Fantástico EUA (1997) – Direção: Matt Ross

O mundo da sétima arte nos brinda, diariamente, com títulos magníficos dos mais variados temas e figuras possíveis. E neste Dia dos Pais o jornalista Matheus Vieira, editor de cultura do Portal RCIA, montou uma pequena lista com dez filmes que marcaram a sua vida como cinéfilo ao apresentar figuras paternas fortes e inesquecíveis, protagonistas ou não. Confira os selecionados abaixo, apresentados em forma aleatória.

A Vida É Bela
Itália (1997) – Direção: Roberto Benigni

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido e seu filho, Giosué, são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

Capitão Fantástico
EUA (1997) – Direção: Matt Ross

Sinopse: Nas florestas do estado de Washington, um pai cria seus seis filhos longe da civilização em uma rígida rotina de aventuras. Ele é forçado a deixar o isolamento e leva sua família para encarar o mundo, desafiando sua ideia do que significa ser pai.

Pais e Filhos
Japão (2013) – Direção: Hirokazu Koreeda

Sinopse: Ryota é um homem que vive feliz com sua esposa e seu filho de seis anos. Seu mundo cai ao descobrir que seu filho foi trocado por outro na maternidade. A partir desse momento, ele terá que decidir entre seu filho biológico e o menino que criou.

Nebraska
EUA (2013) – Direção: Alexander Payne

Sinopse: Um filho decidirá acompanhar seu velho pai até Nebraska com a finalidade de cobrar um cheque de um milhão de dólares que ele supostamente ganhou. A relação entre eles nunca foi boa, mas a viagem poderá trazer benefícios para os dois.

Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas
EUA (2003) – Direção: Tim Burton

Sinopse: William tem uma relação tensa com seu pai, Edward Bloom, porque ele sempre contou histórias exageradas sobre sua vida. Mesmo no leito de morte, Edward ainda narra histórias fantásticas. Quando William, que é jornalista, decide investigar os contos de seu pai, ele começa a entender melhor Edward e sua mania de contar histórias.

A Música Nunca Parou
Inglaterra (2011) – Direção: Jim Kholberg

Sinopse: Henry Sawyer é um pai que luta para se conectar com o filho Gabriel, que descobre um tumor no cérebro que o impede de produzir novas memórias. Os dois tentam superar uma distância emocional e acabam encontrando uma forma de se relacionarem através da música.

Meu pai
EUA (2021) – Direção: Florian Zeller

Sinopse: Um homem recusa toda a ajuda de sua filha à medida que envelhece. Ele começa a duvidar dos entes queridos, de sua própria mente e de sua realidade ao tentar compreender as mudanças que estão acontecendo em sua vida.

Árvore da Vida
EUA (2011) – Direção: Terrence Malick

Sinopse: História de uma típica família americana dos anos 50, formada por um casal e três filhos. A rígida educação, o ambiente e o passado ainda permeiam a vida de Jack, o filho mais velho, que na vida adulta tenta se reconciliar com o pai.

Tão forte, tão perto
EUA (2012) – Direção: Stephen Dalry

Sinopse: Um menino de 9 anos perde seu pai no atentado de 11 de setembro em Nova York. Ele acha uma chave em sua casa e acredita ser uma mensagem de seu pai. Começa assim uma comovente expedição pela cidade para achar a fechadura que se abre com a chave.

O Rei Leão
EUA (1994) – Direção: Stephen Dalry

Sinopse: Clássico da Disney, a animação acompanha Mufasa, o Rei Leão, e a rainha Sarabi, apresentando ao reino o herdeiro do trono, Simb. O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki, mas ao crescer é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, o invejoso e maquiavélico irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono.

Por Matheus Vieira