Home Cidade

Campanha pede destinação de parte do imposto de renda ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente

Valor deve ser repassado até o final do ano ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ou a uma entidade cadastrada no Comcriar

71
Depois de desacelerar em novembro, a arrecadação cresceu em dezembro

Os interessados em destinar parte de seu imposto de renda devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) têm até o último dia de expediente bancário de 2021, 30/12, para contribuir com a causa. A campanha está sendo divulgada nos portais de noticias e redes sociais.

As pessoas físicas podem transferir até 6% de seu IR e as jurídicas 1%. Com essa ação, o valor que iria para os cofres federais fica no município. Vale ressaltar que a base para calcular essa porcentagem é o imposto devido e não o imposto a pagar. Para se chegar ao valor correto a ser destinado ao FMDCA, a pessoa deve checar de quanto foi o total de imposto devido na declaração do ano passado e calcular 6%.

O interessado nessa boa ação pode destinar os valores ao FMDCA ou diretamente para projetos desenvolvidos pelas Organizações da Sociedade Civil cadastradas no Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente de Araraquara (Comcriar).

Para efetuar a transferência, basta acessar o site do Comcriar (www.cmdcaararaquara.com.br), ir para a área de Destinação do IR 2021, ler as instruções, preencher o formulário para gerar o boleto, imprimi-lo e fazer o recolhimento em qualquer agência bancária, nas casas lotéricas ou pela internet.

Para gerar o boleto é necessário liberar o “pop up” de seu navegador. É importante guardar a primeira via do boleto, pois ela será lançada na declaração de renda no mês de abril.

Uma das entidades aptas a receber os recursos é o Lar Escola Redenção. Segundo seu presidente, Jorge Lorenzetti, após os recursos serem repassados diretamente para o Lar Escola no momento do preenchimento do cadastro, a instituição deve apresentar um projeto e seguir todos os trâmites para efetivar a arrecadação.

“Após esse processo, cerca de 90% do valor destinado chega para a entidade e o restante o Comcriar disponibiliza para outros projetos sociais que julgar pertinentes”, completa Lorenzetti. Mais informações podem ser obtidas pelo email [email protected].

Guia de recolhimento está disponível no site do Comcriar: