Home Cidade

Dengue em Araraquara: alta demanda causa tumulto na UPA Central

Pessoas com sintomas de dengue correram para a UPA Central nesta sexta-feira, após o almoço, exigindo inclusive maior segurança dada a demora no atendimento. Os números trouxeram preocupação a Saúde que disponibilizou todo seu efetivo para atendimento à população.

382
UPA Central lotada nesta sexta-feira após o almoço

O número de pessoas com sintomas de dengue em Araraquara extrapolou o atendimento da UPA Central nesta sexta-feira (22) após o almoço, e trouxe complicações para a funcionalidade da unidade. A secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, chegou a comentar com o RCIA que o efetivo estava completo para prestar socorro.

“Estamos com toda equipe, completa. A demanda por conta da dengue é muito grande neste momento, comentou Eliana Honain, que nestes últimos dias tem se desdobrado para conter a epidemia que se instalou na cidade, exigindo o esforço da Vigilância Sanitária para conter a proliferação do mosquito transmissor.

Segundo a Vigilância, só no ano de 2022 foram registrados 3.763 casos confirmados de dengue. Foram 150 casos em janeiro, 690 casos em fevereiro, 2.328 em março e 595 em abril. Os números correspondem ao boletim elaborado na quarta-feira (20).

Neste ano, seis óbitos causados pela dengue foram registrados em Araraquara. Outros dois óbitos são suspeitos (divulgados no começo da semana) e ainda estão sendo investigados pelo IAL (Instituto Adolfo Lutz).

Os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. São estes sintomas que lotaram a UPA nesta sexta-feira.

A Secretaria da Saúde informa que – no momento em que o paciente procurar o atendimento, deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.

ATENDIMENTO

O Centro de Atendimento de Dengue funciona no hospital de campanha, diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 21h. E todas as unidades de saúde do município também atendem casos suspeitos de dengue – os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e as UPAs, 24 horas por dia.

Vale acrescentar que a UPA da Vila Xavier, que desde o início da pandemia de Covid-19 atendia exclusivamente casos da síndrome gripal, já retomou o atendimento de outras patologias, inclusive dengue.

ACESSE O LINK ABAIXO E ASSISTA O VÍDEO COMPLETO SOBRE SITUAÇÃO NA UPA CENTRAL COM TADEU ALVES

https://fb.watch/cyKug9zVIF/