Home Cidade

Saúde intensifica estratégias de busca ativa para imunizar faltosos

Além de plantão no sábado, Vigilância mantém ligações telefônicas e equipes do Estratégia de Saúde da Família estão convocando faltosos residentes em suas áreas de cobertura

141
De acordo com a Fiocruz, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) dispõe, no momento, de insumo o suficiente para a fabricação de 21 milhões de doses com o IFA nacional

Um levantamento da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, aponta que 10.877 pessoas não retornaram aos polos de vacinação para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, sendo a maioria – 6.552 pessoas – com idade entre 50 e 59 anos.

Esses números orientam o trabalho de busca ativa que vem sendo realizado há meses pelas equipes da Vigilância Epidemiológica, com ligações telefônicas aos faltosos e envio de mensagens pelo WhatsApp para chamar a atenção do atraso da segunda dose. Além disso, a ação de busca ativa envolve também as equipes do programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) que passaram a convocar os faltosos residentes em suas áreas de cobertura.

Além disso, já está programado para sábado (18) um plantão de vacinação com foco nos faltosos. Todos os polos de vacinação, com exceção do drive-thru do Sesc e da unidade do Sesa, estarão atendendo. No drive-thru do Cear, o horário será das 9 às 15 horas e nas outras 11 unidades de saúde, das 8 às 15 horas.

“Só se completa a imunização e se chega à proteção efetiva contra o Coronavírus com as duas doses, por isso o número de faltosos é preocupante. Estamos trabalhando para reverter esse quadro, mas precisamos que as pessoas se conscientizem da importância da segunda dose para se imunizar”, reforça Eliana Honain, secretária municipal da Saúde. “Esses números refletem o momento e também precisamos considerar variações que podem ocorrer por conta da digitação dos dados. Mas o fato dessas pessoas não estarem procurando os polos para completar a imunização, por esquecimento ou por qualquer outro motivo, é preocupante. Estamos intensificando nossa busca ativa de faltosos e esperamos que as pessoas respondam bem às nossas ações, porque a vacina, com as duas doses para as pessoas que não tomaram dose única, é comprovadamente a arma que temos hoje para vencer essa pandemia”, destaca Eliana Honain.

AVANÇO DA VACINAÇÃO

E Araraquara continua avançando na vacinação contra a Covid-19. Nesta quinta (16), continuam aplicação da primeira dose em adolescentes de 12 a 17 anos, aplicação de segunda dose e aplicação da terceira dose em idosos com 85 anos ou mais que completaram a imunização com as duas doses há pelo menos 6 meses.

Esses públicos estão sendo vacinados em todos os polos de vacinação: nos dois drive-thrus e em 12 unidades de saúde distribuídas pelos bairros.

Já as pessoas com 18 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose devem continuar ligando para o 0800 771 7723 para entrar na lista da xepa da vacina. Se a pessoa estiver fazendo ligação de celular, os telefones são 3303-3102/ 3101 ou 3107, que são ramais da Vigilância Epidemiológica.

É importante que todos que estão tomando a primeira dose façam o pré-cadastro no VacinaJá (https://vacinaja.sp.gov.br/), porque esse procedimento agiliza o tempo da fila. E também apresentem os documentos pessoais e o comprovante de endereço atualizado no ato da vacinação.

Todas as informações sobre o calendário municipal, os polos, horários e documentos que devem ser apresentados são atualizados no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.

Araraquara já aplicou 308.191 doses, sendo 189.718 da primeira dose, 112.210 da segunda dose, 6.063 de dose única e 200 de terceira dose.