Home Agronegócio

Trabalhadores da Entre Rios participam de curso sobre operação e manutenção de tratores

Com muitas marcas e modelos, os tratores agrícolas são produzidos por uma tecnologia extremamente avançada exigindo dos trabalhadores rurais um conhecimento aprofundado sobre as novas técnicas de operação e manutenção das máquinas.

199
O curso permite o aprendizado para mulheres que buscam uma atividade profissional

No período de 04 a 11 de fevereiro, a Fazenda Entre Rios que pertence a Citrosuco no município de Gavião Peixoto, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Araraquara, sediou o curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas. Foram utilizadas as instalações para a realização do programa.

A atividade teve como objetivo abordar as técnicas de operação e de manutenção de um trator agrícola para os trabalhadores que já possuem algum conhecimento sobre as máquinas em questão. O instrutor Marcelo Perrone, que pertence ao Senar disse que – o trabalho de ensinamento foi de grande importância para o aperfeiçoamento dos colaboradores da unidade agrícola.

Os alunos tiveram ao longo do curso, instruções teóricas e práticas, abordando a capacitação dos trabalhadores para a operação de tratores agrícolas em diversos tipos de operações; também  orientou os alunos para a correta condução das máquinas, e os cuidados tanto nas operações como na manutenção das máquinas (troca de filtros, lubrificação e mecânica).

A manutenção do trator é uma das etapas do curso, aprimorando o conhecimento do aluno

Para o instrutor não basta apenas saber operar o trator, mas ter o conhecimento da legislação de trânsito, segurança, higiene, normas regulamentadoras, preservação do meio ambiente, postura e precauções de acidentes de trabalho. “Todos estes ensinamentos fazem com que o operador aumente a vida útil da máquina e previna-se de acidentes no campo”, disse o instrutor.

Em relação a manutenção, Perrone explicou que ela é o conjunto de operações realizadas, visando à conservação do trator de forma a mantê-lo em condições de uso. “Quando realizada no período certo e de forma correta, a manutenção garante um melhor aproveitamento da máquina e maximiza sua vida útil, resultando em operações com qualidade e menor custo operacional”.

Segundo o coordenador regional do Senar, engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, além de dar capacitação técnica e conhecimento prático, o curso possibilita ao trabalhador atuar em diferentes áreas tendo uma visão ampla e diferenciada em relação a propriedade rural.

Os novos profissionais já com a certificação