Home Ferroviária

Ferroviária enfrenta a Uberlândia na estreia do Brasileiro da Série D

Locomotiva inicia trajetória dentro da competição com o sonho de conquistar o acesso para a Série C

198
Técnico Elano Blummer fará a sua estreia na Série D - Crédito: Jonatan Dutra/Ferroviária S/A

Quase um mês depois, a Ferroviária se prepara para a estreia no Brasileiro da Série D. O primeiro adversário será o Uberlândia, neste sábado, às 17h, será no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, por conta da reforma no gramado da Fonte Luminosa. A partida terá transmissão da Eleven Sports.

Esta será a sua quarta participação consecutiva dentro da competição e, mais uma vez, vai na busca pelo acesso ao Brasileiro da Série C de 2022.

Desde o início da semana no CT do Atlético de Sorocaba se preparando para o confronto diante do Verdão, o técnico Elano Blummer conta com um elenco totalmente reformulado, tendo apenas o goleiro Saulo como remanescente da equipe titular do Paulistão, e com a chegada de 11 jogadores anunciados pelo clube. Outros jogadores devem chegar no decorrer da competição.

“Mesmo tendo essa estrutura fora de Araraquara, tivemos pouco tempo de treino. Os atletas ainda estão se conhecendo, é natural termos alguma dificuldade dentro do jogo, mas ao longo do campeonato a gente vai se ajustando e, consequentemente, vai ser melhor. Essa é a minha busca, mas a superação e a luta para entender o campeonato e já iniciar o campeonato com uma boa largada é extremamente importante”.

“São atletas que estão comprometidos com a Série D. A gente vê essa cede, de querer as vitórias e buscar o acesso. Isso é positivo demais ver todo o empenho de um grupo e vai chegar mais gente. Isso é natural que está se organizando e que vai fazer uma competição difícil”, declarou o treinador.

Experiente dentro do futebol, esta será a primeira vez que Elano comandará uma equipe na Série D, espera um torneio difícil, mas com o objetivo de conseguir o acesso para a Série C.

“Temos que encarar com naturalidade. Nós temos mais uma oportunidade na Série D e vai depender da gente construir uma nova história. É isso que eu passo para os atleta e esse é o meu objetivo, que é conseguir o acesso. Sei que é difícil, tem adversários de qualidade, mas vamos nesta busca”, contou.

Um dos reforços anunciados, o zagueiro Guilherme Mattis falou da expectativa para a disputa da competição e que os atletas ainda estão se conhecendo. O entrosamento deve ser adquirido no decorrer da competição.

“Hoje em dia, o futebol está bem nivelado. Séries B, C e D estão muito próximas, na minha opinião. O que conta mesmo é a experiência de carreira, independente de ter jogado tantas vezes uma divisão. São jogos difíceis, que podem ser decidido em detalhes e isso é fundamental. A concentração tem que estar sempre mais alto possível para não vacilar, principalmente na nossa estreia, ainda mais quando não é no nosso campo”.

“O entrosamento conta muito. A gente está se conhecendo. Particularmente, eu não joguei com ninguém do elenco atual. Precisa entender como a pessoa é para não criar alguma desavença. O melhor que a gente tem a fazer é isso, levar o pouco que a gente teve nesta semana para dentro do jogo”, completou o jogador de 30 anos.

Sobre favoritismo dentro da competição, Mattis minimizou e que a equipe pode passar por algumas dificuldades logo neste início, principalmente com a preparação física por conta da falta de jogos.

“Às vezes vem por parte da imprensa e torcida o favoritismo pela tradição que tem a Ferroviária. Não podemos levar isso para dentro de campo independente contra quem estamos jogando. A gente tem que fazer que vem treinando e conversando com o Elano, isso é importante, ainda mais no começo do campeonato, tem nervosismo, viagens longas, desgaste físico por não ter ainda ritmo de jogo. Tem que ter inteligência, tem que saber que da cada jogo vai ser uma decisão e quando chegar no mata-mata, a atenção e o foco com adversário tem que ser redobrado”, finalizou.

Zagueiro Guilherme Mattis espera um início difícil para a Locomotiva dentro da competição – Crédito: Jonatan Dutra/Ferroviária S/A

O único desfalque é o volante Nando Carandina, que sofreu uma lesão ainda no início do Paulistão, passou por uma cirurgia no joelho, mas está em reta final de tratamento e pode retornar aos gramados em breve.

Confira a lista de jogadores que fizeram parte da preparação no CT do Atlético de Sorocaba:

GOLEIROS
Saulo
Wagner
Carlão
Léo Wall

LATERAIS
Bernardo (ex-URT-MG)
Lucas Hipólito (ex-Coimbra-MG)
Vinícius
Marquinhos

ZAGUEIROS
Guilherme Mattis (ex-Caxias)
Bruno Leonardo (ex-CRB)
Gabriel Oliveira
Gustavo Medina

MEIO-CAMPISTAS
PH (ex-Santo André)
Marcos Vinícius (ex-Red Bull Bragantino)
Rodrigo Yuri (ex-Madureira-RJ)
David Lazarai (ex-Caldense)
Guilherme Castro (ex-São Caetano)
Xavier

ATACANTES
Victor Paraíba (ex-Atlético-GO)
Yuri (ex-Coimbra)
Guilherme Bala
Gleyson
Klayver
Júlio Vitor