Home Geral

Sociólogo Jessé de Souza é confirmado no Congresso Internacional de Democracia Participativa

86
Jesse de Souza 97

O evento acontecerá de 14 a 16 de março, no Centro Internacional de Convenção, e está com inscrições abertas até o dia 20 de fevereiro

Jesse de Souza 97Jessé de Souza participa da conferência de abertura no dia 14 de março

A organização do I Congresso Internacional de Democracia Participativa: Participação Popular e Economia Solidária, em parceria com o Sesc, acaba de confirmar a presença do sociólogo, professor e pesquisador Jessé de Souza na abertura do encontro. O evento acontecerá de 14 a 16 de março, no Centro Internacional de Convenção, e está com inscrições abertas até o dia 20 de fevereiro no site da Prefeitura.

Jessé de Souza é professor titular da UFABC (Universidade Federal do ABC) e foi presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) de 2015 a 2016. Como autor e organizador, escreveu 27 livros além de mais de 100 artigos e capítulos de livros em diversas línguas sobre teoria social, pensamento social brasileiro e estudos teórico-empíricos sobre desigualdade e classes sociais no Brasil contemporâneo. Entre seus livros, destacam-se ‘Subcidadania brasileira’, ‘A ralé brasileira: quem é e como vive’, ‘A radiografia do golpe’, ‘A elite do atraso’ e ‘A Classe Média no Espelho’.

Realizado pela Prefeitura com apoio da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara e da Uniara, o Congresso Internacional tem como objetivo o debate, a reflexão e a troca de experiências entre poder público, sociedade civil organizada, universidades e demais instituições a respeito da participação popular e economia social e solidária na contemporaneidade.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da Prefeitura, por meio do link www.araraquara.sp.gov.br/congresso2019

Além do público em geral, também podem se inscrever interessados em apresentar seus trabalhos no congresso.

As atividades do evento serão organizadas na forma de palestras, conferências, rodas de conversa, oficinas temáticas, atividades artístico-culturais, feiras, apresentações de artigos e painéis. Também integra a programação a Feira Regional de Economia Solidária, Criativa e da Agricultura Familiar.

Para submissão e apresentação dos trabalhos podem se inscrever professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, também técnicos de entidades e organizações da sociedade civil, participantes de movimentos sociais e de conselhos municipais e trabalhadores de empreendimentos da economia solidária (cooperativas, associações, grupos informais).

Os trabalhos podem ser inscritos em três formatos: 1) trabalhos científicos, 2) relatos de experiências técnicas e 3) relatos de experiências populares. Serão aceitos até dois trabalhos por participante.

Os selecionados terão a oportunidade de compartilhar conhecimento em um dos três diferentes grupos de trabalho: 1) ‘Avanços e desafios de novas formas de participação política: participação popular’; 2) ‘Possibilidades e organização da economia social, solidária e criativa’; e 3) ‘Movimentos sociais e desenvolvimento territorial na atualidade.

Os trabalhos serão selecionados pela comissão organizadora do evento e serão divulgados no site da Prefeitura.