Home Política

Lula ainda não aprendeu a fechar a boca nos seus desastrados discursos, diz Viana

Em sua apreciada coluna política, o sociólogo e jornalista José Maria Viana, fala das "trapaiadas" do presidente brasileiro que ao improvisar seus discursos - fala asneiras.

1
Lula pessimamente assessorado tem falado muita "abobrinha"

ASILO NA HUNGRIA
Foi o maior jornal do mundo, o The New York Times, que noticiou primeiro, mesmo antes da imprensa brasileira, que o ex-presidente Jair Bolsonaro se abrigara por dois dias na embaixada da Hungria, em Brasília, para fugir à sua eventual prisão pela Polícia Federal, após ter o seu passaporte cassado, na operação autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes que escancarou todas as digitais do golpista presidente que queria impedir a posse de Lula.

“O PERSEGUIDO”
Ali num território protegido por convenções diplomáticas e sobre os olhares de seu amigo e aliado, líder daquele país, Viktor Orbán, Bolsonaro pensava se esconder ou então até mesmo provocar a sua prisão para com isso constranger a Justiça brasileira e os líderes políticos que estão no poder. A sua intenção é de se passar por vítima, alardear que está sendo perseguido no país que liderou, ouriçar mais seus aliados e seguidores e caminhar para uma absolvição.

DESCULPA ESFARRADA
Dias antes, o deputado Eduardo Bolsonaro e o influencer fugitivo da Justiça brasileira que vive nos EUA, haviam procurado apoio do Congresso americano que lhe foi negado, para alardear que Jair Bolsonaro está sendo perseguido no Brasil. Descoberto, na embaixada da Hungria, horas antes de divulgar um vídeo convocando apoio das ruas à sua pessoa, Bolsonaro alegou que foi visitar amigos. Para Alexandre de Moraes que exigiu saber da fuga à embaixada, disse ser “ilógico” pensar numa tentativa de fuga. Desculpa esfarrapada de todas suas trapalhadas.

LULA FALA DEMAIS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), governa o Brasil pela terceira vez e ainda não aprendeu a fechar a boca nos seus desastrados discursos improvisados e apoios especialmente a ditadores e autocratas que lhes são amigos. As pessoas dizem nas ruas que sua popularidade vai mal e que o desaprovam pelo apoio à ditadura da Venezuela, pelas críticas comparando Israel às práticas nazistas e até pelos ataques contínuos e infrutíferos a Jair Bolsonaro.

MELHORA IMAGEM DO STF
Enquanto isso, melhoram, nas pesquisas, as percepções sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional. Segundo o DataFolha, a reprovação ao STF caiu 10% em relação a dezembro e está em 28% agora. A aprovação, segue estável, passando de 27% para 29%. O muro do regular do STF é de 40%. A melhora na imagem da Corte ocorre a partir de apuração autorizada da trama golpista urdida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus seguidores.

CONGRESSO TAMBÉM
A imagem do Congresso Nacional também melhora e tem hoje a melhor aprovação em 21 anos. Entre os entrevistados, 22% aprovam os trabalhos dos deputados e senadores como ótimo e bom, contra 23% que reprovam as atuações como ruins e péssimas. O muro do regular do Congresso é de 53% que veem os trabalhos como medianos apenas. Em comparação com dezembro, a avaliação negativa caiu de 35% para 23% e a positiva subiu de 18% para 22%.

PAÍS COM PÉ ATRÁS
A avaliação dos brasileiros de que a economia piorou após dezembro, cresceu de 35% para 41%, de acordo com o DataFolha. Com isso, a fatia dos que veem piora na situação econômica, superou a dos que vinham percebendo melhora, que caiu de 33% para 28%. Aumentou também a taxa daqueles que veem mais inflação e desemprego à frente. Os números coincidem com a oscilação negativa na imagem do presidente Lula, de 30% para 33%.

PREMIANDO MÁS GESTÕES
Os estados fecharam acordo com o governo Federal para renegociar suas dívidas com a União. Pelo acerto preliminar negociado, a taxa de juros acima da inflação que incide sobre esse passivo pode baixar de 4% ao ano para até 2%, se os governos estaduais cumprirem metas de ampliação de vagas no ensino técnico. Vejam que a taxa real de juros no país é de cerca de 6% anuais. O acordo é mais um prêmio do governo Federal às más gestões nos Estados. Pode isso?

SAÚDE TRABALHADORES
A Secretaria de Saúde de Araraquara estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. A medida já está valendo e o “objetivo é facilitar o acesso à atenção primária, principalmente dos trabalhadores que, por conta do horário de expediente, não conseguem buscar atendimento nos horários habituais”, que é das 7 às 16 horas ou das 7 às 16h30. Boa Medida! Acertou Saúde!

AS UNIDADES DE SAÚDE
Os atendimentos das 7 horas da manhã às 20 horas, serão nas unidades de saúde: USF Jardim Brasil, USF Cruzeiro do Sul, USF Hortências, USF Iedda, USF Laranjeiras I, USF Maria Luiza, USF Marivan, USF Pq São Paulo, USF Jardim Pinheiros, USF Adalberto Roxo, USF Santa Lúcia 1, USF Santa Lúcia 2, USF Vale do Sol, USF Valle Verde, CMS Iguatemi, CMS Melhado, CMS Vila Xavier, CMS Paulistano, CMS Santa Angelina, CMS Selmi Dei I, CMS América e Selmi Dei IV.

VAGAS SOLDADOS PM
O governo de São Paulo publicou no Diário Oficial do Estado na quinta-feira (28) o edital para contratação de 2,7 mil soldados de 2ª classe para a Polícia Militar (PM). As inscrições começam na próxima segunda-feira (1º) e devem ser feitas pelo site da Fundação Getúlio Vargas até 8 de maio. Para participar do concurso, o candidato deve ter entre 17 e 30 anos e estar em dia com os certificados eleitorais e militares. As mulheres precisam ter altura mínima de 1,55m e os homens, de 1,60m. O salário inicial para o cargo é de R$ 4.852,21.

REFORÇO PARA MDB
O MDB, um dos partidos mais tradicionais de Araraquara que elegeu inúmeros prefeitos históricos e deputados estaduais e federais, após Convenção Municipal, indicou Delorges Mano para compor como vice a chapa de Eliana Honain (PT) para prefeita, reforçou sua chapa de Vereadores para a eleição municipal. O partido que já contava com duas cadeiras: Aluisio Boi e Gerson da Farmácia, traz agora os vereadores Carlão do Jóia e Luna Meyer. Boi disse: “O partido vem com força para a eleição com 19 candidatos fortes para ampliar a bancada”.