Home Destaques

Programa Mulheres de Peito atende até 21 de dezembro

Instalado ao lado do Cear, serviço gratuito de mamografia funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 9h às 13h

264
Carreta está instalada no Cear

Até o dia 21 de dezembro, o Programa Mulheres de Peito realizará exames de mamografia gratuitos para mulheres acima de 35 anos, ao lado do Cear (Centro de Eventos de Araraquara e Região), mediante apresentação de senha, distribuída com antecedência no próprio local. Para solicitar a senha, basta apresentar o cartão SUS – Sistema Único de Saúde.

Segundo o coordenador de Assistência Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Edison Rodrigues Filho, além de divulgar a necessidade desses exames periódicos, o programa possibilita o tratamento precoce na rede municipal para casos detectados de câncer de mama”, afirmou.

O coordenador também enfatizou a parceria da Prefeitura com o governo do Estado pela realização do Mulheres de Peito na cidade, que atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Ainda de acordo com Edison Rodrigues, a partir de 2017, com a posse do governo do prefeito Edinho, Araraquara praticamente zerou a fila por mamografia, que apresentava grande demanda. “Porém, isso não exclui a necessidade do exame periódico preventivo”, alertou.

Vale destacar que o programa atende 50 mulheres por dia durante a semana e 25 mulheres no sábado, mediante apresentação de senha e do pedido médico para mulheres dos 35 aos 49 anos. A partir dos 50 anos, é dispensado o pedido médico. O último dia do programa em Araraquara, 21 de dezembro, será reservado apenas para exames complementares de pacientes convocadas durante a campanha.

As pacientes com resultados alterados serão encaminhadas para acompanhamento no Ambulatório de Saúde da Mulher, localizado na Avenida Osório, no Centro da cidade.

AUTOEXAME

Também vale destacar que a detecção precoce do câncer de mama pode salvar vidas, sendo que o autoexame, feito pela própria mulher, é o método mais eficaz de prevenção. Os principais fatores de risco relacionados a este câncer são falta de atividade física, tabagismo, má alimentação, peso corporal acima do indicado, fatores ocupacionais, bebidas alcoólicas, exposição solar, radiações e medicamentos.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo.