Home Saúde

“Se você tem falhas de memória e já passou dos 50, 60 anos, procure ajuda médica”

Recado do neurologista da Unimed Araraquara, Dr. Edelton de Marco, ganha força neste Fevereiro Roxo, Mês da Conscientização do Alzheimer

1
O neurologista da Unimed Araraquara Dr. Edelton de Marco

Em recente levantamento, o Ministério da Saúde apurou que cerca de 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência no Brasil. Esses números alarmantes reforçam a importância do Fevereiro Roxo, campanha cujo objetivo é promover o amplo acesso à informação e quebrar estigmas sobre o Alzheimer.

Neurodegenerativo e progressivo, o Alzheimer é causado pela morte das células cerebrais, que provoca um declínio cognitivo. Também afeta as capacidades de trabalho e de relações sociais. Segundo o neurologista da Unimed Araraquara Dr.Edelton de Marco, em seu exercício profissional diário, é raro um dia em que ele não atenda alguém com suspeita da doença, ainda em cura.

“O primeiro sintoma, geralmente, inclui dificuldade de memória, seja ela recente ou antiga. “Se você tem isso e já passou dos 50/60 anos, você deve procurar ajuda. Hoje, a disponibilidade de exames auxilia no diagnóstico, iniciando, ou não, o tratamento preventivo, com medicação prévia para o retardo dos efeitos mais graves”, comenta.

Lembrando que é fundamental manter hábitos de vida saudáveis, cuidar do corpo e da mente E vá, regularmente, ao médico para realizar exames de rotina.