Caçulinha, a história dos bilhetes de loteria em Araraquara passou por...
O nome dele mesmo, poucos sabiam, porém, o apelido “Caçulinha” entrou para a história da cidade mostrando a permanente euforia do vendedor de bilhetes que andava por todos os cantos - trabalhando e se divertindo. Falar e sorrir eram marcas que o tornaram uma figura muito querida e até hoje lembrada pelos donos de casas lotéricas.
Nécosonéco vai fazer falta?
Conto aqui nossa participação na segunda prova da Taça Centauro de 1974, alusiva aos festejos do aniversário da cidade de São Paulo. Experiência única, a convivência com dois pilotos que corriam o Campeonato Mundial, com os melhores pilotos do Brasil e ainda a sensação indescritível de um perigo que não estava no nosso controle (Benê)
Baldan: os italianos de Matão que revolucionaram o agronegócio no Brasil
A parceria do RCIA Araraquara com o site Italianismo mostra nesta edição a família de imigrantes italianos que construiu no Brasil uma empresa que se tornou referência na indústria do agronegócio.
Lupo mostra a força do legado italiano para o Brasil
Lupo: a família trentina que escolheu o Brasil para viver e fazer crescer seus sonhos de empreendedorismo.
Raia: italiano fez história com atendimento diferenciado em Araraquara
Criada há 116 anos por imigrante italiano, Raia é a maior do país no segmento de drogarias.
Arcângelo Nigro: ítalo-brasileiro criou maior indústria de alumínios do Brasil
Família Nigro veio da Itália para o interior de São Paulo e revolucionou a fabricação de utensílios de cozinha no país
Dia Internacional da Mulher: A luta de Abigail para construir o...
Nesta data homenageamos Abigail Machado Callera, fundadora do Lar Nosso ninho. Entre os históricos documentos do lar encontramos O Diário de Abigail, escrito por ela a partir de 1960, narrando fatos que vão do preconceito dos vizinhos para com as crianças deficientes à falta de apoio das autoridades da época.
O adeus a Nenê Ciomino, o fabricante do Guaraná Mimosa em...
O envolvimento da Família Ciomino no processo do desenvolvimento econômico de Araraquara foi extremamente importante no momento em que Araraquara se tornava uma cidade emergente no começo dos anos 60. Na semana passada a morte de Nenê deixou sua terra entristecida e nós vimos partir o visionário da Família Ciomino.
Crônica – Aos poetas que ficam e aos que se foram
Rogério Noia da Cruz é um dos bons amigos que a vida me apresentou. Conheci o poeta no início dos anos 2000 na redação...
Ignácio de Loyola Brandão no Jardim das Coxinhas Douradas
A entrevista a seguir foi concedida pelo escritor araraquarense Ignácio de Loyola Brandão no início de 2012, pouco mais de uma década após transformar,...