Home Cidade

Aniversário de Araraquara terá programação toda digital

Este ano, em virtude da pandemia e da necessidade de distanciamento social, a programação será totalmente na web; o anúncio ocorreu na noite desta sexta-feira.

363
Prefeito Edinho nesta sexta-feira anunciando com a secretária de Cultura Teresa Telarolli o programa de aniversário de Araraquara

A programação de aniversário de Araraquara foi anunciada nesta sexta-feira (14) pelo prefeito Edinho e pela secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli. O anúncio aconteceu através das redes sociais – a nova página criada pelo, seguindo orientações da legislação eleitoral.

Nos últimos três anos, a Prefeitura de Araraquara, no mês de agosto, resgatou a Facira (Feira Agro Comercial e Industrial da Região de Araraquara) promovendo uma grande festa do aniversário da cidade, com farta programação cultural e artística, além da promoção da economia de Araraquara e região, inclusive com intercâmbios entre cidades brasileiras e também Portugal.

Agora, devido à pandemia, a programação comemorativa do aniversário será totalmente digital, sendo apresentada pelo Youtube (www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial) e no Facebook da Prefeitura (www.facebook.com/municipiodeararaquara).

Como se sabe, devido às muitas restrições que envolvem as atividades culturais pelo fato de reunir e agrupar pessoas, é necessário respeitar o isolamento social.

Edinho e Teresa fizeram o anúncio da celebração digital dos 203 anos de Araraquara, denominada “Semana Especial de Aniversário da Cidade”. A programação será realizada entre os dias 18 e 23 de agosto, com lives musicais de bandas e músicos convidados e também com a apresentação de intervenções artísticas em vídeo, selecionadas por meio de edital – são as “Cenas Curtas”, com diversos artistas da cidade prestando homenagem à cidade.

Os seis dias de programação da Semana Especial de Aniversário da Cidade contarão somente com artistas locais, conciliando o comprometimento do governo municipal com o apoio aos agentes culturais de Araraquara e ao comprometimento de apresentar uma programação de qualidade a toda comunidade e aos amigos de Araraquara.

INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS

De acordo com a Prefeitura a programação especial de intervenções artísticas gravadas em vídeo para a veiculação na programação digital do aniversário terá apresentações em “cenas curtas”, com até 3 minutos. Essas intervenções curtas vêm compostas por textos, poesias, teatro e/ou dança, tendo como referência temática ao município.

Artistas selecionados que prestarão homenagens à cidade: Vitor Hugo (“aqui!”, dia 18), grupo Passado a Limpo (“Caminho Trilhado”, dia 19), Higor Richard e Joana Zambrano (“Canta Arará Kuara”, dia 19), Coletivo Tocaya (“Araraquara: berço de Macunaíma”, dia 20), Vita Pereira (com “Araraquara em Chamas”, dia 20), Khal Dias (“Outro ponto de vista”, dia 21), Maria Alice Ferreira (“Francisco de Marco”, dia 21), Danilo Forlini e Isabela Lia (com “Quando tudo isso passar, a gente se vê no teatro”, dia 22), Rafa Paiva e Guilherme Garboso (“90 segundos para resumir Araraquara”, dia 22), Giovana Costa (“Araraquara e suas cores”, dia 22), Cia. de Dança Thaís Mansini (“O Bolero e a Matriz de São Bento”, dia 22), Vinicius Zurlo e Rodrigo Bottari (“Fonte a luminar”, dia 22), Irail Rezende e Rodolpho Groppo (“Araraquara: sujeito e memória”, dia 22), Denis Pimentta (“Araraquara, sua diversidade e outras flores”, dia 23), Willian Chacal (“Araraquara 203 anos”, dia 23) e Tayra Moon (“Cultura de Espetáculos”, dia 23).

SEMANA DE ANIVERSÁRIO

Dia 18 de agosto – terça-feira
19h – Banda Praise
Intervenção: “aqui!”, com Vitor Hugo
20h – Marcio Silva (voz e violão)
20h40 – Adoradores de Deus

Dia 19 de agosto – quarta-feira
19h – Flor de Abóbora
Intervenção: “Caminho trilhado”, com grupo “Passado a Limpo”
20h – Marco Delapina
Intervenção: “Canta Arará Kuara”, com Higor e Joana
20h40 Beatles Again

Dia 20 de agosto – quinta-feira
19h – Mamiferos
Intervenção: “Araraquara: berço de Macunaíma”, com Coletivo Tocaya
20h – Marcos Leiva
Intervenção: “Araraquara em Chamas”, com Vita Pereira
20h40 – Oxxy

Dia 21 de agosto – sexta-feira – Seresta
19h – Vinha Haddad
Intervenção: “Outro ponto de vista”, com Khal Dias
20h – Ekena
Intervenção: “Francisco de Marco”, com Maria Alice Ferreira
20h40 – Os Seresteiros

Dia 22 de agosto – sábado – Aniversário de Araraquara
14h – Falso Brilhante
Intervenção: “Quando tudo isso passar, a gente se vê no teatro”, com Danilo Forlini e Isabela Lia
15h – Gonçalves e Anibal
Intervenção: “90 segundos para resumir Araraquara”, com Rafa Paiva e Guilherme Garboso
16h – Emoções da Terra
Intervenção: “Araraquara e suas cores”, com Giovana Costa
17h – Gabriel e Tião do Ouro
Intervenção: “O Bolero e a Matriz de São Bento”, com Cia. de Dança Thaís Mansini
18h – Andre e Mari
Intervenção: “Fonte a luminar”, com Vinicius Zurlo e Rodrigo Bottari
19h – Lilian Jardim
Intervenção: “Araraquara: sujeito e memória”, com Irail Rezende e Rodolpho Groppo
20h – Dani e Danilo

Dia 23 de agosto – domingo
13h – Batuque do Bem
Intervenção: Araraquara, sua diversidade e outras flores, com Denis Pimentta
14h – Jaime e Fernando
Intervenção: Araraquara 203 anos, Willian Chacal
15h – Pagode dos Amigos
Intervenção: Cultura de espetáculos, com Tayra Moon
16h – Victor Oliveira
16h30 – Art Zoom
18h – Turma do Samba